Total de visualizações de página

domingo, 29 de junho de 2014

BIOGRAFIA SIMPLIFICADA DE BALZAC

BIOGRAFIA SIMPLIFICADA DE BALZAC 

.
                  Honoré de Balzac nasceu a 16 de maio de 1799, dia de São Honorato, cujo nome lhe foi dado, em Tours, capital de Touraine, "o jardim da França", uma das regiões mais belas e mais agradáveis Europa. 
                  Escritor Francês, um dos maiores romancistas de todas as literaturas. Tornou-se muito famoso principalmente pela sua "Comédie Humaine" (Comédia humana), que escreveu entre 1842 e 1848. Esta obra passou a ser o título geral dado por ele ao conjunto de seus romances e contos, através dos quais pintou um verdadeiro mural da sociedade francesa entre a época do Consulado e a Monarquia de Julho. Tinha um plano para executar a segunda edição de suas obras, mas, infelizmente, morreu em 1845, portanto, sem realizar seu sonho. Mas posteriormente seu sonho foi realizado com a publicação das mais modernas edições. 
                   A seriação de suas obras é feita conforme o agrupamento seguinte: 
                   I - Estudos de Costumes: a - Cenas da Vida Privada; b - Cenas da vida de província; c - Cenas da Vida Parisiense; d - Cenas da Vida Política; e - Cenas da Vida Militar; f - Cenas da Vida Rural. 
                    II - Estudos Filosóficos. 
                    III - Estudos analíticos. 
                    Dentro desse três grupos, engloba-se a série monumental de uma centena de obras de ficção, algumas das quais constituem obras-primas do romance moderno: Eugénie Grandet, La Cousine Bette  ("A Prima Bette"), Le Cousin Pons ("O Primo Pons"), Le PéreGoriot ("O Pai Goriot"), César Biroteau, Le lys dans la Vallé ("O Lírio do Vale"), La Femme de Trent Ans ("A Mulher de Trinta Anos"), etc. A característica principal do gênio de Balzac é a sua extraordinária fecundidade criadora. Entre 1829 e 1848, seu período de grande produção, publicou seus romances  em meio a outros trabalhos jornalísticos, de que retirava o sustento. Sua existência sempre foi marcada por dificuldades financeiras. O lançamento do seu primeiro trabalho literário, Les Chouans (1829),  que o colocou definitivamente entre os maiores, foi marcado por verdadeiros malabarismos e apertos financeiros. Vivia entre o luxo e a miséria, o dandismo nas festas públicas e no teatro e a amizade feminina. 
                    Balzac sempre foi um apaixonado pelas mulheres. Mesmo com todo o sucesso de suas obras no mercado, vivia sem dinheiro. Quando conseguia algum dinheiro imediatamente viajava para a Suíça, Itália e principalmente para a Rússia, onde ia divertir-se até o dinheiro acabar. Entre suas idas e vindas visitou a condessa polonesa Evelina Hanska, l'Étrangere, com a qual manteve longa correspondência e com ele casou-se nos derradeiros meses de de vida. 
                     A ideia de agrupar a obra narrativa em um grande todo, sob um título coletivo, embora antiga na mente do escritor, levou muito tempo a ser posta em prática, e só entre 1842 e 1848 saiu volumes em que a ordem é adotada, com o título, que segundo alguns historiadores, foi inspirado no livro de Dante Alighieri (A Comédia), que bem nos mostra a ambição do autor de  nos oferecer um quadro completo dos sentimentos, pensamentos, ideias, paixões, e costumes da humanidade, através do desenho da sociedade do seu tempo. Dessa forma, a Comédie Humaine (Comédia Humana) ficou como um retrato histórico, mas também como uma forma de julgamento do ser humano. Descontado esse aspecto circunstancial, o que ressalta é a própria humanidade, analisada com intuição genial e sentido universal, nas suas paixões e anseios. A ideia geral do autor é que o dinheiro é o propulsor fundamental da vida humana do nosso tempo. A busca desesperada pelo dinheiro supera quaisquer outros interesses - seja familiar, religioso ou político. 
                     Induzido pela voga científica da sua época, Balzac imaginava aplicar à sua narração da vida humana o mesmo espírito científico com que os naturalistas descreviam os animais e as plantas. Além de sua poderosa imaginação, era dotado de aguda capacidade de observação, daí o realismo de suas descrições de incidentes e, sobretudo, de suas análises de caracteres e paixões, nos dando a impressão de terem sido copiadas da realidade e de suas próprias experiências. 
                     A despeito dos laivos românticos de sua filosofia de vida, tornou-se precursor do realismo literário. A originalidade do romance balzaquiano está em unir a imaginação e a observação. 
                     No gênio de Balzac associavam-se o observador e o visionário, fazendo nascer o fantástico do real. A descrição dos costumes, a análise de caracteres e a ação aparecem de maneira harmoniosa e habilmente entrelaçadas; isto é nitidamente percebido nos romances de sua melhor fase. Ele consegui a precisão total na descrição dos ambientes, na narração das intrigas e costumes, bem como nos admiráveis retratos em que é riquíssima a sua galeria de personagens principais e secundários. A fórmula balzaquiana consiste na ideia fixa que que todos somos movidos pela ambição dinheiro e amor. 
                    A vida e a obra de Balzac é muito rica e ao mesmo tempo extensa e complexa. Para compreendê-lo é necessário conhecer cada fase de sua vida, que, aliás, está nestes escritos. Biografia e Mistério, Uma época para romances, A herança paterna, Mãe e filho, A irmã preferida, A vida no colégio, etc. 
                     A obra de Balzac é, portanto, um vivo documentário histórico-social e econômico, mas, pela perfeição clássica que atingiu no gênero romanesco,  possui valor estético em si mesma. 
Nicéas Romeo Zanchett 


Nenhum comentário:

Postar um comentário